Amor Próprio# Egoísmo
- ArtEduc
- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Afinal qual a diferença?

Vamos falar sobre amor-próprio?
Embora, seja um assunto bem discutido nas palestras de: Inteligência Emocional, Coaching, Psicologia e Espiritualidade, venho abordar esse tema, com uma pincelada de Arte e Educação, pois é c, pessoas com dúvidas e confusões, à respeito do tema.
Assim, vamos abordar melhor, nas próximas postagens, os temas co-relacionados, conhecendo melhor as nuâncias sobre que envolve o Amor-Próprio, pois amar a si próprio, é bem maior que apenas: um autocuidado, ou uma auto-higiene, ou até mesmo, um autoconhecimento.
Não! O Amor-Próprio, engloba muito mais! Na verdade, reúne todas as self's/autos existentes, pois cada uma delas são interligadas. Ex. Quando você desenvolve um Autocuidado, você também estará desenvolvendo outra self relacionada, como a Auto-higiene.
Amor-Próprio, implica também em desenvolver sua autoaceitação, em aceitar a sua história; desenvolver a Autoconfiança , acreditando em si mesma. Na verdade, implica em desenvolver, a autoestima, e as outras self's exitentes em nossa alma.
Porém, é comum vermos também, pessoas que evitam desenvolver o amor-próprio, por confundir com o egoísmo.

Principalmente, quando associa, à espiritualidade ou à alguma ação social ou caridade, aí é que vem a confusão, pois as pessoas deixam de olhar para si, se amar, aceitar e se cuidar para dedicar-se, prioritariamente, ao próximo.
Sendo que na Espiritualidade Cristã, por exemplo, o princípio é que devemos amar ao próximo, como a nós mesmos. Mas e se nós não nos amamos e somente o próximo? Como fica?
Assim, ocorre seus extremos: o altruísmo, o narcismo e o egoísmo
Além de ser o oposto do Egoísmo, em que o ser humano pensa apenas em si próprio,; esse sentimento negativo, implica em uma série emoções que causam patologias diversas.
Há um limite entre ambos, para não alcançarmos os exageros de cada um, como também, existe um equilíbrio entre ambos, amor-próprio e egoísmo, e saber distinguir, com sabedoria é necessário.
Lógico, somos seres humanos imperfeitos, e nem sempre somos congruentes! Mas buscar esse equilíbrio e congruência é essencial!

E é justamente, aí, que além dos exercícios de psicclogia e as ferramenteas de Coaching e PNl, entram a arte-educação! Atividades como: aquarela, modelagem, desenho em preto/branco, auxiliam nesse processo de equilíbrio das self's. Experimente inserir essas artes e perceba a diferença, em seus sentimentos e em sua vida.
Pense nisso!
Por: Marcella Gondim
-------------------------------------------
Você pode conferir o resumo deste texto, no perfil do Instagram @marcellabngondim, ou clique no ícone do Instagram, cinza que tem no site.
Comments