Homeschooling na Educação Brasileira
- ArtEduc
- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de fev. de 2023
Sobre o quê trata o Projeto de Lei (PL) 1.388/2022, sobre a implantação do HOMESCHOOLING na Educação Brasileira, que está tramitando no Senado. Vamos saber melhor sobre essa modalidade de ensino?

Durante a Pandemia, as Modalidades de Ensino: Homescooling e EAD, tiveram ênfase.
No caso da EAD, com o avanço da internet e das tecnologias da informação, a procura pelas opções de Ensino Remoto; Ensino Híbrido, obtiveram um significativo crescimento.
Já no caso do Homeschooling, enquanto as escolas estavam de portas fechadas, alguns pais se sentiam perdidos em como ministrar o conteúdo da escola, em casa; outros pais, no entanto, não sentiram a rotina pedagógica e escolar dos filhos ser alterado, porque são praticantes da Educação Domiciliar, que já é autorizado em alguns Estados.
Como também, tal modalidade de ensino, ganhou uma maior evidência, devido ao Projeto de Lei, que autoriza a modalidade de ensino, na Educação Brasileira.

É uma lei que atinge diversas famílias nômades ou/e que são numerosas
O PL3179/2012 foi aprovado pela Câmara, em 19 de maio e agora, como PL 1.388/2022 está tramitando pelo Senado.
O Homeschooling, tornou-se conhecido no Brasil, também, por ser uma opção: para os casos de: Bullying; Drogas; Evasão Escolar; Gravidez na Adolescência; Portadores de Deficiências ou Necessidades Especiais), Trabalho Nômade dos Pais e Famílias Numerosas.
Conforme o PL do Homescooling, aprovado pela Câmara, os pais deverão matricular na escola os filhos; adotar tutores em casos de disciplinas que os pais não sabem ministrar; realizar as avaliações nos períodos estabelecidos no semestre; ministrar o conteúdo seguindo a BNCC, em alguns casos, contratar um tutor nos casos de disciplinas específicos, entre outros.
O Projeto de Lei ainda pode ou não, sofrer algumas outras alterações, no Senado, antes de ser aprovado. Por enquanto, continua engavetado, sem perspectivas de quando será votado e analisado pela casa legisladora.
O Ministro da Educação, do atual governo, já anunciou que vetará o projeto do Homeschooling, caso seja aprovado pelo Senado, assim como, foi aprovado pela Câmara dos Deputados! Vamos aguardar!
Mas e você: o quê pensa sobre o Homeschooling?
.
Por: Marcella Gondim
@marcella.barroso leia o resumo desse texto no post de 10/08/2022
Comments