top of page

O Ensino de Arte na EAD & Ensino Remoto: O quê vai mudar?

  • Foto do escritor: ArtEduc
    ArtEduc
  • 16 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Quais as perspectivas de mudança pós-pandemia?




É impossível para mim, falar sobre Pandemia, sem mencionar, Adam Schaff em seu livro "A sociedade da Informática", publicado nos anos 80 e reeditado nos anos 90; que nos fala, entre diversos temas, os avanços que surgiriam na Educação à Distância, mas sobretudo, que haveria um tempo em que surgiria uma Educação, com um novo conceito e novas metodologias.

Com a Pandemia do COVID-19, estamos vivenciando muitas mudanças em toda a Educação Básica e Superior, através das modalidades EAD: Ensino Híbrido e Ensino Remoto.

Entretanto, poucos se fala sobre as mudanças no Ensino de Arte na EAD e Ensino Remoto, bem como, as metodologias a serem adotadas. Neste caso, vale ressaltar que, em pesquisa realizada há dez anos, os EUA e a Europa já adotavam metodologias inovadoras para o Ensino de Arte à Distância.


Porém, a realidade da Educação Brasileira, são professores, pedagogos e arte-educadores perdidos, sem saber como transmitir a subjetividade da arte, bem como, avaliá-la, através de um programa de computador ou aplicativo de celular. Como ensinar uma coreografia de dança? Como ensinar o aluno a tocar corretamente um instrumento musical só olhando pelo outro lado da tela do computador? Como adaptar a residência do aluno, para uma atividade de pintura, com tintas, pincéis e etc...? Como orientar os alunos se os próprios professores estão perdidos, testando em suas aulas novas e inovadoras metodologias, ás vezes criadas por eles mesmos, sem garantidas do êxito no resultado.

Por um lado, essas dúvidas parecem atender um senso comum, de forma que muitos programas educacionais utilizando as tecnologias, estão surgindo para atender esse público.

Mas e agora? As dúvidas e incertezas ainda persistem ,nesse panôrama de tempos de COVID-19, com os avanços de tecnologias na EAD e Ensino Remoto Quais são as perspectivas de mudança no Ensino de Arte nestas modalidades? Que metodologias e didáticas surgirão? Como será a formação dos arte-educadores para as modalidade de Educação à Distância?

Vale refletirmos sobre esse assunto e analisar as metodologias que estão surgindo. Quem sabe haverá êxito em algunmas?

Quero saber sua opinião. Escreva nos comentários. Vamos trocar idéias!

.

Por: Marcella Barroso

@marcella.barroso você encontra o resumo desse texto no post de 13/07/2020

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page