Pedagogo & Professor: Qual a diferença?
- ArtEduc
- 14 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de fev. de 2023
Todo professor é pedagogo; ou todo pedagogo é professor?
Eis a questão!

Parecem ser duas profissões e carreiras, que se completam em uma só.
De certa forma, sim. Mas na verdade, existem algumas diferenças entre elas.
O Pedagogo é um cientista da educação, formado em Pedagogia, que pode atuar em espaços escolares e não-escolares, visando o desenvolvimento do educando, em diversas fases de sua vida, em especial, a infância e adolescência. Assim como, o Andragogo, que também têm as mesmas possibilidades de atuação, só que voltado para o público adulto.
Dessa forma, o pedagogo pode atuar em espaços que vão além da formação, gestão escolar e de lecionar em sala-de-aula, da Educação Básica.
Os pedagogos, podem também atuar: pedagogia hospitalar; assessoria pedagógica de programas infantis e filmes de animação; em clínicas, realização, revisão e publicação de livros didáticos, acadêmicos, entre outros. Com a internet e redes sociais, essas possibilidades aumentaram
Já o professor, exerce apenas o magistério, lecionando. Profissionais especialistas, mestres e doutores de quaisquer áreas, podem lecionar ao público adulto, ou seja na área da Andragogia, em: faculdades, universidades, e instituições educacionais, tornando-se assim, professores andragogos. Ainda assim, a LDB, exige que esses profissionais, façam cursos de didática e capacitação na área.
Assim, respondendo a pergunta inicial: Nem todo professor é pedagogo;
Mas com certeza todo pedagogo é professor, e inclusive, pode exercer outras atribuições e cargos. Sendo essas umas das suas principais diferenças!
Por: Marcella Gondim
Comments